quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

BASQUIAT


Jean-Michel Basquiat (22 de dezembro de 1960 - 12 agosto de 1988) era um artista haitiano-americano Basquiat primeiro alcançou notoriedade como parte de SAMO, um grupo informal de graffiti que escreveu epigramas enigmáticos no viveiro cultural do Lower East Side  de Manhattan  , Nova York  , durante a década de 1970, onde o hip hop  , pós-punk  e street art  movimentos haviam transformado. Na década de 1980 ele estava exibindo seus neo-expressionistas  e Primitivistas pinturas em galerias e museus a nível internacional, mas ele morreu de overdose de heroína com a idade de apenas 27 em 1988. O Museu Whitney de Arte Americana  realizou uma retrospectiva de sua arte em 1992.

A arte de Basquiat focada em "sugestivos dicotomias ", como a riqueza contra a pobreza, a integração contra a segregação e interior contra experiência externa. Ele se apropriou de poesia, desenho e pintura, e casado texto e imagem, abstração e figuração, e informação histórica misturada com a crítica contemporânea.Amigo do famoso artista Andy Warhol que ajudou a impulsionar sua carreira.O ajudou como uma espécie de padrinho,para entrar no cruel e acirrado mercado de arte.Seus amigos ficavam preocupados com seu uso excessivo de drogas,e seu comportamento paranóico.
Em fevereiro de 1985 ele foi capa da revista The New York Times,o sucesso favoreceu suas exposições pela Europa.Com a morte de Warhol nos anos 80,Basquiat se sentiu meio desprezado neste universo das artes tão competitivo e acabou por ter um fim trágico,morrendo de overdose.Um filme com seu nome foi lançado
contando sua biografia,dirigido por Julian Schnabel, e com o ator Jeffrey Wright interpretando Basquiat.O universo da arte é cheio de desilusões,onde o artista pode estar no topo em um momento e em outro estar arruinado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário