quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Andy Warhol


Andrew Warhola, mais conhecido como Andy Warhol, foi um importante artista plástico e cineasta norte-americano. Nasceu em 6 de agosto de 1928 na cidade de Pittsburgh (Estados Unidos) e faleceu na mesma cidade em 22 de fevereiro de 1987. É um dos maiores representantes da pop art, além de ter ganhado grande destaque no cinema de vanguarda e na literatura.

Biografia (principais momentos da vida do artista):

- Andy Warhol, foi estudar design com 17 anos de idade na Universidade Carnegie Mellon.
- Após se formar, foi morar em Nova Iorque, onde trabalhou como ilustrador de revistas de destaque (Vogue e The New Yorker). Atuou também elaborando material publicitário para lojas.
- Em 1952, organizou sua primeira mostra artística na Hugo Galley.
- Em 1956, vários de seus desenhos foram expostos no MOMA (Museu de Arte Moderna) em Nova Iorque.
- Na década de 1960 começou a incorporar conceitos da publicidade em suas obras de arte. Foi o ponto principal para o desenvolvimento da pop art.
- Em 1965 tornou-se o financiador e gerente da banda de rock The Velvet Underground.
- Em 1968 sofreu um atentado ao ser atingido por um tiro disparado por Valerie Solanis. Após uma complicada cirurgia, Warhol se recuperou e voltou a vida artística.
- Em 1969 começou a publicar sua própria revista (Interview).

Na década de 60, sua trajetória como artista plástico sofre uma reviravolta, pois ele passa a se apropriar das idéias publicitárias em suas criações, valendo-se de tonalidades fortes e tintas acrílicas. Neste mesmo período ele renova o movimento conhecido como POP ART, ao gerar mecanicamente inúmeras cópias de seus trabalhos, através de uma técnica denominada serigrafia - processo de reprodução de imagens sobre papel, madeira, vidro, entre outros materiais, o qual utiliza uma moldura com tela de seda ou nylon formado por malhas; a tinta passa através das malhas permeáveis, que correspondem à imagem a ser impressa, permanecendo as restantes impermeáveis à tinta. Ele concretiza essa produção artística com temas extraídos do dia-a-dia, como latas de sopas Campbell, garrafas de Coca-Cola, rostos de ícones da indústria cultural, entre eles os de Marilyn Monroe, Elvis Presley, entre outros. As colagens e a utilização de matéria-prima descartável, geralmente não utilizada pelos artistas plásticos, foram outras técnicas privilegiadas por Andy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário