domingo, 17 de novembro de 2013

O CUBISMO


Em 1907,Picasso começa os primeiros estudos das senhoritas de Avignon (Les Demoiselles D’Avignon).A  ideia é aludir a um tema clássico cuja cena tenha um impacto antidecorativo ao combinar ecos do arcadismo europeu com menções às esculturas tribais.A incompreensão do crítico Louis Vauxcelles diante do Nu azul  se concentrava sobre a “ feiúra” da figura feminina.As senhoritas de Picasso não eram menos “feias”.E no caso delas a “feiura” parece ainda mais agressiva,uma vez que é acentuada pelas poses sensuais inverossímeis.Mas o que havia de tão dissonante,o que havia de aberração no quadro,que incomodava tanto os que o viam?Picasso faz uma verdadeira destruição da construção pictórica ocidental.O pintor despedaça a unidade do quadro ,construindo uma superfície que é vista como sólida e facetada.Picasso anula a ordem dos planos prospectivos.Subverte as diferenças entre perto e longe,dentro e fora,renovando radicalmente a concepção do espaço. “Picasso disse uma vez que quem cria algo é obrigado a fazê-lo feio” escreveu Gertrude Stein.E descreve o raciocínio do pintor. “Do esforço e da luta para gerar intensidade deriva sempre certa feiura :quem vem depois pode fazer desse algo uma coisa belíssima ,pois, visto que já foi inventada,sabe aquilo que está fazendo”.Gertrude Stein enfatiza a fadiga do artista à procura de uma forma que negue e vá além dos valores constituídos.Tal comportamento motivou os críticos a falar de uma ruptura definitiva com as tradições do Renascimento.A cena que Picasso pinta parece submetida a um choque que faz erguer o fundo em fraturas que se encaixam umas nas outras.A matéria pictórica se enche de cristais e depressões em um espaço comprimido e claustrofóbico.A obra “As senhoritas de Avignon” marca  o início do movimento cubista.Ao lado do amigo Georges Braque desenvolve o cubismo analítico.Em 1912 nascem as primeiras experiências com colagem e papier-collé.Com Braque ,desenvolve o chamado cubismo sintético.Fernand Léger,André de Lothe,e Juan Gris também foram representantes do movimento cubista.

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